sábado, 15 de maio de 2010

Projeto: Resgatando Minha História

SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE ANÁPOLIS
COLÉGIO ESTADUAL THIAGO VIDAL FERNANDES

RESGATANDO A MINHA HISTÓRIA

I - INTRODUÇÃO


Este projeto tem a proposta de trabalhar a valorização da diversidade Cultural do Brasil, de Goiás e de Cocalzinho, utilizando a interdisciplinaridade para promover em sala a interação social e cultural da comunidade escolar, pais e alunos. Tendo também a finalidade de envolver o corpo docente discente da escola em um bem comum “a realização deste”, através de estudos dirigidos, pesquisas, aulas de campo e exposições dos trabalhos.
Sabendo da necessidade de desenvolver uma ação do PDE tem-se também uma oportunidade de mobilizar a comunidade escolar para participar e contribuir para este valoroso evento cultural.
Com este, portanto, temos um meio viável para que todos possam através da cooperação, criatividade e colaboração estarem aptos a desenvolverem este projeto de grande importância para a qualidade do ensino em que se espera da escola.


II - JUSTIFICATIVA

Há muito tempo se diz que o Brasil é um país rico em diversidade étnica e cultural, plural em sua identidade: é índio, afrodescendente, ao longo de nossa história têm existido preconceito, relações de discriminação e exclusão social que impedem muitos brasileiros de ter uma vivência plena de sua cidadania.
É importante salientar que cabe às equipes escolares e aos educadores, elaborarem seus programas curriculares e projetos educativos, adaptarem, priorizarem e acrescentarem conteúdos, segundo suas realidades particulares, tanto no que se refere às características sociais, específicas, voltadas a nossa realidade, quanto ao nível de desenvolvimento dos alunos.
Inúmeras vezes nos preocupamos em conhecer o país, o mundo, o estado e nos esquecemos do primordial que é conhecer nosso município. Saber a história de sua origem, sua riqueza turísticas e econômicas, sua cultura.
Passamos a valorizar mais o que conhecemos bem. Daí vem à necessidade de explorarmos este assunto para que nossos educandos tenham a oportunidade de conhecer nosso município, nossa cultura, nossa terra, nossa gente.
Embora complexo este trabalho pode ser prazeroso e motivador, por falar de perto da realidade de vida daqueles que ensinam e aprendem, pela enriquecedora oportunidade de conhecer as histórias de dignidade, de conquista e criação, culturas e povos que constituem nosso país, nosso estado e nosso município, de tudo que, sendo diverso, valoriza a singularidade de cada um e de todos.

III - OBJETIVOS GERAIS:
- Conhecer a diversidade do patrimônio etno-cultural brasileiro, tendo atitude de respeito para com as pessoas e grupos que as compõem, reconhecendo a diversidade cultural como um direito dos povos e dos indivíduos e elemento de fortalecimento da democracia.
- Valorizar as diversas culturas presentes na nossa sociedade, reconhecendo sua contribuição no processo de identidade brasileira, enriquecendo a vivência de cidadania.

V- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Resgatar e identificar a pluralidade cultural do Brasil, de Goiás e de Cocalzinho de Goiás.
- Reconhecer as grandes fontes de produções de riquezas de nosso país, do nosso Estado e do nosso Município
- Identificar fatos históricos que marcaram nossa época através da história construída (políticos, sociais, econômicos e culturais);
- Desenvolver o senso crítico sobre a diversidade e o encontro das culturas (migrações e imigrações);
- Construir conceitos e habilidades sobre as características gerais do nosso país, nosso estado e nosso município (aspectos geográficos, físicos, sócio-econômicos);
- Realizar uma exposição dos trabalhos;
- Promover a interdisciplinaridade;
- Colocar em discussão questões ambientais construindo assim a conscientização e criação de hábitos para uma vida mais harmoniosa (homem/natureza);
- Realizar uma aula de campo no Eco-museu do Cerrado;
- Estudar sobre as principais doenças epidemiológicas que assolam o nosso povo;
- Participar do Projeto “Berço das Águas”, promovido pelo município no aniversário da cidade.

VI - CONTEÚDOS METODOLÓGICOS:
LÍNGUA PORTUGUESA

SOCIOLOGIA E FILOSOFIA 1º Anos- Cocalzinho
2º Anos- Goiás
3º Anos - Brasil
-Leitura de diferentes fontes para aquisição de conteúdos:
- Produção de poesias e poemas para edição do concurso de poesia 2010; (Projeto Berço das Águas)
- Realização de acrósticos;
- Produção de cartazes;
- Paródias, textos já escritos e produzidos pelos alunos.
Obs.: Será escolhida a melhor poesia para concorrer ao PROJETO CULTURAL do município “Berço das Águas”

MATEMÁTICA / FISICA
1º Anos- Cocalzinho
2º Anos- Goiás
3º Anos - Brasil - Área territorial
- População
- IDH
- IDEB
- Representação política (calculo de seleção)
- Processo de distribuição das Receitas
- Latitude
-Longitude
- Localização
- Taxa de concentração populacional
- Taxa de natalidade e mortalidade
- Outras situações pertinentes de autonomia do professor

QUIMICA
1º Anos- Cocalzinho
2º Anos- Goiás
3º Anos - Brasil - Índice de poluição
- Indústrias Químicas de destaque
- Produtos Químicos extraídos e Reservas químicas
- Outras situações pertinentes de autonomia do professor

BIOLOGIA
1º Anos- Cocalzinho
2º Anos- Goiás
3º Anos - Brasil - Fauna;
- Animais em extinção;
- Ecossistemas;
- Turismo;
- Visita ao Eco Museu do Cerrado (2º Anos);
- Doenças epidemiológicas que assolam o nosso povo.

GEOGRAFIA
1º Anos- Cocalzinho
2º Anos- Goiás
3º Anos - Brasil - Limites geográficos;
- Recursos hidrográficos;
- Clima;
- Vegetação;
- Relevo;
- Agricultura;
- Pecuária;
-Esporte e lazer;
- Comércio:
- Mapas;
- Receitas de comidas típicas e comidas típicas.

HISTÓRIA
1º Anos- Cocalzinho
2º Anos- Goiás
3º Anos - Brasil - Estudo da monografia do professor WeIlington;
- Estudo sobre história geral de Goiás;
- Estudo sobre história geral do Brasil;
- Confecção de linha do tempo;
- Entrevista com moradores pioneiros do município;
- Registro das informações;
- Visita a biblioteca pública;
- Organização política do rnunicípio e seus respectivos:

LÍNGUA ESPANHOLA
1º Anos- Cocalzinho
2º Anos- Goiás
3º Anos - Brasil - Hinos;
- Influência da cultura Espanhola na nossa cultura.

LÍNGUA INGLESA
1º Anos- Cocalzinho
2º Anos- Goiás
3º Anos - Brasil - Produção de cartazes com vocabulários sobre o assunto.
- Influência da cultura Inglesa na nossa cultura (estrangeirismo, músicas e danças)

ARTES
1º Anos- Cocalzinho
2º Anos- Goiás
3º Anos - Brasil - Desenhos;
- Colagens:
- Painéis;
- Expressão cultural
- Festas típicas;
- Artesanato;
- Jornal mural.

EDUCAÇÃO FÍSICA:
1º Anos- Cocalzinho
2º Anos- Goiás
3º Anos - Brasil - Estudo sobre as danças típicas (festa junina) e apresentações relacionadas

VII - ETAPAS DO PROJETO /ESTRATÉGIAS
1ª Etapa
Reunião com toda equipe para divulgação do projeto
-Realizar reunião com o corpo docente para divulgação do projeto, entre os professores responsáveis de cada sala, bem como o desenvolvimento das atividades e estratégias do mesmo. 06/05
2ª Etapa Na sala de aula:

1º Anos- Cocalzinho
2º Anos- Goiás
3º Anos – Brasil - Motivar os alunos para um bom desempenho do projeto e a busca de fontes de pesquisas sobre o tema que cada turma está encarregada de representar, através de conversas informativas sobre o que vai ser o projeto;
- Criar momentos em que os alunos estarão expondo as pesquisas realizadas através de debates, discussões e produções textuais sobre temas polêmicos, características etc.;
- Propiciar a interação do conteúdo programático com o objetivo do projeto;
- Confeccionar cartazes, trabalhos artísticos e catalogar os objetivos culturais para a exposição.
- Desenvolver as atividades práticas sobre as pesquisas realizadas dos trabalhos em estudo sobre os temas propostos
- Estará aberto para apresentações artísticas e regionais na culminância como: grupos, country, catireiros, capoeira, cantores;
Animação das barracas regionais 10/05 a 02/06
3ª Etapa Culminância
1º Anos- Cocalzinho
2º Anos- Goiás
3º Anos - Brasil - Estruturar o ambiente de realização do evento com a apresentação dos trabalhos em estudo:
- Realização de uma feira cultural com demonstração de cartazes, painéis informativos comidas típicas, bebidas, artigos regionais e culturais. 02/06
4ª Etapa Avaliação - Realizar uma reunião com os professores e equipe de apoio para construir um relatório de desempenho nas atividades realizadas com pontos positivos e negativos com intuito de diagnosticar os fracassos e sucessos do projeto a ficha de avaliação de eficácia de participação dos alunos
19/06

VIII - EXECUTORES:
- Professores;
- Gestores;
- Coordenadores
- Alunos

IX - RECURSOS MATERIAIS:
- Papéis: cartão, crepom, camurça, TNT, EVA, cartolina, celofane, pardo, fantasia, etc.
- CDs - músicas regionais;
- Comidas típicas;
- Livros para didáticos;
- Enciclopédia e internet;
- Fita adesiva cola tesoura, pincéis;
- Som;
- Data show;
- Cartazes para divulgação.
- Laboratório de Informática
- Video/TV

.
X - AVALIAÇÃO:

A avaliação será através de registro em relação a aprendizagem individual e coletiva dos alunos as atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário