sábado, 15 de maio de 2010

PROJETO FESTA JUNINA:CULTURA E TRADIÇÃO

COLÉGIO ESTADUAL THIAGO VIDAL FERNANDE


Festa Junina, Cultura e Tradição


I - INTRODUÇÃO

As Festas Juninas são uma forte tradição, na qual a promoção da cultura popular está no centro da roda. Historiadores afirmam que a festividade surgiu com este nome por acontecer durante o mês de junho. Outra versão diz que a festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seria uma homenagem a São João.
Quadrilhas, fogueiras, pipocas e bandeirinhas coloridas são alguns dos elementos que ganham espaço nas ruas, cidades e escolas no mês de junho. Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do país, é no Nordeste que as Festas Juninas ganham uma grande expressão. Em razão de longos períodos de seca na região, as festas são um momento de agradecer as raras chuvas que caem naquelas terras.
A Festa Junina chegou ao Brasil através dos portugueses, no período colonial, trazendo influência de diferentes países da Europa e da Ásia. A dança marcada, que inspirou a criação da quadrilha, teria vindo da França; a tradição de soltar fogos de artifícios, da China; a dança de fitas, da Espanha e Portugal. Estas e outras expressões culturais misturadas às culturas africanas e indígenas resultaram no que hoje conhecemos como as Festas Juninas brasileiras.

II - JUSTIFICATIVA:
Este projeto visa integrar a comemoração da festa junina desenvolvendo o resgate social exercendo a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, buscando a parceria dos pais e da Comunidade; “Projeto Minha Escola Minha Comunidade” favorecendo a ampliação do universo lingüístico, pois a festa junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagem. Levando ao aluno o conhecimento da origem da festa junina, e conhecer seus símbolos e seus valores.
Através deste trabalho queremos promover a conscientização dos alunos, na participação e colaboração em equipe, Também o conhecimento sobre as características da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos religiosos, sociais, o trabalho e a valorização do homem do campo.

III - OBJETIVOS GERAIS:
• Integrar estudantes, professores, pais e comunidade em geral e divulgar esta festividade popular, oportunizando um momento de alegria na escola.

• Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural;

• Conhecer as características da festa junina valorizando e demonstrando atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo. Incentivando o trabalho cooperativo, proporcionando a participação em diversas brincadeiras levando-os a conhecer os costumes e valorizar as tradições.


IV - OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

• Socializar com comunidade local, escolar e familiar (Projeto Minha Escola Minha Comunidade).
• Conhecer as características das festas juninas;
• Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
• Promover interesse e participação na quadrilha e na festa junina;
• Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais.
• Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;
• Arrecadar fundos para fechar o estacionamento da escola;
• Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
• Conscientizar sobre os perigos dos balões e fogos de artifício
• Resgatar as tradições da festa junina;
• Conhecer um pouco sobre uma das festas tradicionais do Brasil, seus símbolos, pratos típicos, trajes e danças.
• Desenvolver o ritmo, compasso e criatividade;
• Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto à história das Festas Juninas



Algumas sugestões:
• Imitação de um artista caipira;
• Elaboração de prato típico junino;
• Barracas com comidas típicas (responsáveis os alunos)
• Ornamentação da escola;( Mural com bandeirinhas e balões, chapéus de palha, peneiras enfeitadas, espantalhos feitos de palha de milho.)
• Cadeia do amor;
• Correio elegante.

V – METODOLOGIA
• Ensaio de quadrilha;
• Confecção de bandeirolas;
• Cantar e dançar canções de festa junina;
• Simular casamento caipira;
• Pesquisas sobre o tema;
• Degustação de pratos típicos;
• Decoração;
• Recortes;
• Colagem;
• Cartazes;
• Músicas;
• Dramatizações.
• Confecção de mural

Obs.: As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno durante as atividades propostas.



VI- FINALIZAÇÃO:

O projeto será finalizado com a realização da festa Junina com músicas sertanejas, quadrilhas, comidas típicas no dia 02 de junho de 2010.

VII - AVALIAÇÃO:

A avaliação será através de registro em relação a aprendizagem individual e coletiva dos alunos frente as atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto.

VIII – DISTRIBUIÇÃO DE TAREFAS DA FESTA JUNINA

ATIVIDADE
RESPONSÁVEL

Ornamentação Toda equipe (Coordenadora Rosimeire)
Quadrilha Aglheira e Edivania
Preparo das comidas Marta, Doracina, Lúcia, Carmelita, Brazinha, Mariusa, Maria Elisa, Amélia
Portaria Marcio, Ivan e Wellington
Venda de Fichas Eunice, Magda e Simone
Caldo Cristina C. Sumara, Célia e Adriana
Batida de frutas Selma, Cintia, Cristina Miguel e Elisabet
Refrigerantes Valéria, Dulce, Silvana, Vera e Anne
Comidas Típicas Yuara, Solange, Rosimeire, Neide e Mª José
Cachorro Quente Edith, Dida, Lúcia, Elza e Juliana
Churrasquinho Idalmo e Gedeon
Limpeza geral após a festa Toda equipe escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário